Um seleto e exclusivo grupo de empresas brasileiras possuem selo, são certificadas e reconhecidas publicamente por entidades renomadas por atuarem e firmarem compromisso com os mais altos padrões éticos de mercado, demonstrando compromisso com a transparência, integridade e preocupando-se em transmitir credibilidade para seus públicos de relacionamento.
O estímulo para o investimento em ações voltadas para Programas de Compliance se dá pela exigência do mercado, clientes e demais stakeholders em atender a essa nova realidade de negócios sustentáveis e éticos, ou, em determinados casos, devido aos danos causados à reputação da empresa decorrentes do envolvimento em escândalos por fraude e corrupção. Além disso, a busca por uma certificação, selo e/ou reconhecimento torna a empresa diferenciada no mercado e possibilita o aprimoramento de práticas, estruturas e programas de governança e Compliance.
Reconhecimento público do comprometimento com a prevenção e combate à corrupção.
Publicidade positiva para a empresa.
Aumento da competitividade no mercado.
Aumento da confiança entre colaboradores e stakeholders.
Promoção de uma cultura de ética, integridade e de combate à corrupção.
Iniciativa da Controladoria-Geral da União lançada em 2010, que visa reconhecer as empresas comprometidas com a ética, o combate à corrupção e avaliar o grau de efetividade dos programas de Compliance.
Nos últimos anos, vem aumentando o número de empresas interessadas em serem reconhecidas como Pró-Ética. Entre a edição de 2016 e 2018/2019, houve um crescimento de 91% de empresas que solicitaram acesso ao sistema
Iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em reconhecer empresas do agronegócio que adotam as melhores práticas de Compliance nas relações trabalhistas, de sustentabilidade, anticorrupção e que atendam às exigências setoriais.
A 1ª edição do Selo Agro aconteceu no ano de 2018, e mais de 1.175 empresas solicitaram informações. Destas, 45 atenderam às exigências estabelecidas e 11 empresas foram aprovadas.
A ISO 371001 é uma norma internacional para sistema de gestão antissuborno que estabelece requisitos que visam combater, estabelecer e orientar as empresas a adotarem práticas preventivas e detectivas de antissuborno.
A ISO 37301 é uma norma internacional para sistema de gestão de compliance que estabelece requisitos para a identificação, manutenção e obrigações de um programa de compliance eficiente.